domingo, 14 de junho de 2015

Realizado o 1º Congresso da Frente Terra e Autonomia

Belo Horizonte, junho de 2015

Nos últimos meses de abril e maio de 2015 a Frente Terra e Autonomia realizou o seu Primeiro Congresso na cidade de Belo Horizonte, MG. Depois de pouco mais de um ano de existência, lado a lado com a luta das ocupações urbanas da Região Metropolitana – especialmente a Ocupação Guarani-Kaiowá, em Contagem – e com outras lutas e movimentos, foi realizado em quatro finais de semana o I Congresso da Frente Terra e Autonomia para avaliar sua breve trajetória e apontar novas perspectivas e orientações de atuação em suas lutas.



BREVE HISTÓRICO


Todo o Brasil se aqueceu depois das grandes jornadas de junho de 2013, numa onda de inquietação social, revolta popular e mobilização. Desse contexto de mobilizações e articulações dos movimentos sociais de esquerda, coletivos e pessoas, nasceram situações e momentos que possibilitaram o surgimento de novas articulações, novas relações e iniciativas. Particularmente a orientação libertária de luta se reaqueceu em todo o Brasil, e mais precisamente em Belo Horizonte ela se aproximou da luta por moradia nas ocupações urbanas que existem na região metropolitana da capital.
Ainda no calor de 2013, aconteceu no final de Agosto na ocupação Guarani-Kaiowá o Encontro Libertário Terra Preta, momento em que nasceu uma articulação interessada no estudo de experiências e teoria da pedagogia libertária e na experimentação prática desse tipo de pedagogia. Da articulação desses indivíduos, de sua aproximação da luta de ocupações urbanas por moradia, da continuidade dos projetos desenvolvidos e da necessidade de uma articulação mais orgânica baseada em princípios comuns, inicia-se a organização da Frente Terra e Autonomia F.T.A.

Recepção do Encontro Libertário Terra Preta, na Ocupação Guarani-Kaiowá, em agosto de 2013.

O Encontro Libertário Terra Preta reuniu centenas de pessoas.

A FTA surge reivindicando sua breve bagagem de esforço de estudo e prática emancipatória a partir de iniciativas em torno do tema da pedagogia libertária. Em um curto espaço de tempo, passa a mirar sua orientação de atuação não mais apenas no nível pedagógico, mas para a luta por moradia de um modo geral na ocupação. Desse modo, a FTA passava a se constituir como uma frente de luta e defesa da moradia, resgatando e reunindo princípios e fins antiautoritários comuns.

Uma das primeiras atividades realizadas pela FTA foi o CineOcupa.

Encontro histórico entre indígenas Guarani-Kaiowá com a ocupação urbana que tem o mesmo nome, em homenagem.

Desde então, a FTA se manteve companheira assídua da Ocupação Guarani-Kaiowá, nas assembleias, reuniões de coordenação e de conselho, mobilizações, manifestações, vigílias, atos, mutirões, organização interna etc. A partir da nossa atuação com a Guarani-Kaiowá, na luta, ombro a ombro com os moradores, aprendemos e amadurecemos em todos os sentidos.

Manifestação em frente a Urbel ocupada pelo Despejo Zero.

Manifestação da Ocupação Guarani-Kaiowá pelo Despejo Zero.

Festa de aniversário de um ano de luta da Guarani-Kaiowá, no SindEletro.

Por outro lado, também começamos a atuar em outras lutas enquanto FTA, nos mobilizando em solidariedade a outras ocupações urbanas (construindo a rede de apoio Resiste Izidora, por exemplo), em atos e mobilizações contra o aumento da passagem (em Belo Horizonte, Neves, Contagem), contra a Copa do Mundo, dentre outras mobilizações. Enquanto construíamos e participávamos destas e de outras lutas, nos consolidávamos cada vez mais como uma frente mais firme e organizada.

Solidariedade: Guarani-Kaiowá fecha o trânsito por horas contra o despejo das 8 mil famílias da Izidora

FTA presente na Marcha Nacional d@s Atingid@s Pela Copa, em 2014.

Mobilização nacional contra o despejo e outras reivindicações, como tarifa zero e controle social do aluguel.

NOVOS TEMPOS E O CONGRESSO


Pouco antes de completarmos um ano, com a chegada de novas pessoas, o grau de organização que tínhamos e novas possibilidades de atuação que surgiram, sentimos a necessidade de sentarmos e determinarmos questões internas que ainda estavam abertas, pendentes ou mesmo que não tinham sido discutidas. A partir de então surgiu a necessidade de organizar o primeiro Congresso da FTA, com o intuito de discutir basicamente o que é a FTA e qual o seu caráter, além de organização interna.

Em três meses preparamos este nosso 1º Congresso, paralelamente à atuação na Guarani-Kaiowá e à nossa aproximação da segunda ocupação em que estamos atuando, a Ocupação Vila-Esperança, no Calafate.

Festa de aniversário de dois anos de luta da Guarani-Kaiowá.

Nos dois primeiros dias de Congresso discutimos de modo aprofundado sobre quem nós somos, nossas perspectivas, estratégias gerais, conceituamos pontos importantes que são norteadores de nossas ações, etc. Destes debates escrevemos coletivamente o nosso Manifesto, que nos descreve e nos apresenta publicamente.

Os outros dois dias de Congresso foram destacados para discutirmos questões de organização interna. Definimos nossa estrutura e nossos pontos organizativos, descrevendo a nossa estrutura federativa e horizontal de organização, reuniões, representações, entrada e saída de militantes, etc. Sendo assim, foi discutido e coletivamente deliberado tudo que avaliamos ser fundamental para o nosso funcionamento.



Conseguimos, com essa etapa vencida, dar um salto de maturidade, tanto politicamente quanto organicamente. Hoje compreendemos que somos uma organização social de luta que humildemente vem contribuindo para os processos de resistência e vitória nos quais estamos presentes e que, por outro lado, longe de termos esgotado os debates internos, tanto programáticos quanto organizativos, ainda temos muito o que discutir, refletir, sugerir, fazer, (auto)criticar… é na prática que nos constituímos, que nós construímos e nos entendemos.

Saímos deste Congresso com alguns fundamentos firmados e com muito trabalho pela frente, com entusiasmo e motivação para seguirmos plantando sementes no caminho de luta por um mundo novo!

Trancamento da BR-040 no ato nacional "Periferia Ocupa a Cidade, Reforma Urbana de Verdade!".
Lutar, Criar, Poder Popular!

Aproveitamos, também, para compartilhar o Manifesto da FTA, escrito e aprovado coletivamente no 1º Congresso da FTA, através do link:
http://www.frenteterraeautonomia.org/2015/06/manifesto-da-frente-terra-e-autonomia.html

FTA - Frente Terra e Autonomia

Lutar, Criar, Poder Popular!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário