terça-feira, 18 de outubro de 2016

Carta Proposta Sobre a Política Municipal de Habitação

Divulgamos por aqui a Carta Proposta Sobre a Política Municipal de Habitação, que é fruto do II Seminário sobre a Política Municipal de Habitação, do qual participamos neste mês de setembro.

Segue abaixo a apresentação do documento, e mais abaixo o documento na íntegra.

***

No dia 3 de setembro de 2016 foi realizado no Sindicato dos Bancários o II Seminário - Política Municipal de Habitação. A parte da tarde foi constituída por Grupos de Trabalho que elencaram propostas para o futuro da política de habitação de Belo Horizonte.

O documento anexo é o resultado da síntese dessas propostas, aprovado pelos grupos que o assinam. Pedimos à todos que o compartilhem em suas redes sociais e bases de trabalho para que possamos prosseguir com uma agenda de luta comum tendo por base este documento. 

Como primeira ação, iremos entregá-lo aos candidatos ao segundo turno da Prefeitura de Belo Horizonte em evento a ser divulgado em breve. Nosso objetivo é desde já despertá-los e pressioná-los para a importância desta pauta. Contamos com a presença de todos.


Com a certeza de prosseguirmos juntos na luta,

Comissão organizadora - II Seminário PMH

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Cartilhas da FTA disponíveis para baixar


Companheiras, companhieros, compartilhamos por aqui as cartilhas da FTA que discutem "O que é a FTA", "O que significa ser da FTA" e "Como fazer parte da FTA". São essas cartilhas que explicam o nosso movimento e a nossa luta! Em breve compartilharemos uma que expõe a nossa organização e outra que explica como criar um núcleo FTA em sua quebrada.

A leitura dessas cartilhas é imprescindível para fazer parte da Frente Terra e Autonomia.

Abaixo estão os links para visualizar ou mesmo fazer download dos arquivos PDF.



sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A respeito da escola do partido único e a ampla divulgação de nosso blog no facebook

A página "Escola Sem Partido" (sic - ou "escola de um partido só") publicou o vídeo de um professor da rede pública de BH com a nossa camisa falando para os alunos de sua escola sobre os ataques do governo Temer e a mobilização nacional do dia 22 que estava por acontecer.

Além de distorcerem o sentido da sua fala, atacarem sua índole e prosseguirem na missão de tentar criminalizar a esquerda em todos os cantos, sobretudo nas escolas (essas já dominadas pelo partido da ideologia dominante desde sempre), eles tiveram o zelo de compartilhar o texto de apresentação da FTA na descrição do vídeo! ❤ Nessa, conseguimos um gigantesco pico de acesso à página mais importante de nosso blog.

Publicamos, dessa forma, uma nota de agradecimento à página que, embora caluniosa, manipuladora e ultraje, como todas as iniciativas e páginas de direita (pois só com essas práticas que conseguem ibope), nos auxiliou a subir o blog da FTA nos "rankeamentos" da internet, publicizando mais ainda o nosso movimento e as nossas ideias.

A nota é a que segue; e aproveite também para ler nossa apresentação e dar uma visitadinha em nosso blog:

~~

Nota à internet:

Agradecemos ao carinho de algumas páginas de Facebook que compartilharam o link de nosso blog! Tivemos um gigante pico de acessos nessas últimas horas, justamente nessa página que é a mais importante para nós.

Obrigada por divulgarem nosso movimento, nossas propostas e nossa bandeira. Independente dos ricos, dos partidos e dos políticos, fazemos nossa luta todo dia, contra as injustiças, a desigualdade, o conservadorismo e as opressões!

Por um povo livre, por escolas livres, por uma educação diversa, ampliada e, sim, EMANCIPATÓRIA, liquidando as ideologias totalitárias que pregam "partido único", quando dizem pregar "sem partido", que querem o predomínio de sua própria ideologia, quando dizem querer "ideologia nenhuma" (vide, por exemplo, os vídeos e fotos publicados pelos "Bolsonaros" com crianças fazendo saudações militares reverenciando suas campanhas políticas e que, mesmo assim, não são veiculados e/ou denunciados).

Um abraço e um agradecimento ao ibope, nos vemos na luta.

Frente Terra e Autonomia.

~~


Link divulgado pela página: http://frenteterraeautonomia.blogspot.com.br/p/a-fta.html

terça-feira, 5 de julho de 2016

Repúdio à mais nova ação violenta da Polícia do Pimentel, o inimigo do povo mineiro!



Acordamos com a notícia de que a Polícia Militar agiu mais uma vez (em menos de um mês!) com truculência e violência contra famílias pobres que moram em ocupação, dessa vez em Ibirité, batendo, atirando e prendendo arbitrariamente pessoas que estavam defendendo aquele que deveria ser o mais básico de todos os direitos, que é o de ter algum teto para morar.


Primeiro foi com a ocupação William Rosa, que foi invadida pela Polícia Militar e surpreendida com a truculência com a qual foi tratada pela tropa de repressão petista. Depois foi com o despejo desumano das ocupações Maria Vitória e Maria Guerreira, solicitado pela fascista prefeitura de Belo Horizonte, outorgado pelo poder judiciário burguês e operado pelo governo mineiro, o mesmo que MENTIU ao falar que nenhum despejo seria realizado sem antes ser debatido na "mesa de negociação" (sic). Agora mais esse lamentável episódio envolvendo as famílias sem-teto de Ibirité. Isso é inaceitável! É preciso reagir. Desde agora e antes de qualquer coisa, a FTA manfiesta sua solidariedade às famílias injustamente despejadas, ao MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, que esteve acompanhando, e às companheiras e companheiros arbitrariamente presos nessa operação.

terça-feira, 21 de junho de 2016

#EmLutaComAsMarias: Moção de solidariedade com as Marias e de repúdio ao despejo!

A Frente Terra e Autonomia – FTA se solidariza com as famílias despejadas no dia de ontem, 20/06/2016, nas comunidades Maria Guerreira e Maria Vitória.

De modo absolutamente desumano, covarde e cruel, o prefeito Marcio Lacerda mais uma vez mostrou suas garras contra a dignidade do povo em fazer valer os direitos de moradia. Em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais e com o aval da (in)Justiça, a prefeitura jogou na rua centenas de pessoas, de todas as idades e sexos, deixando-as em condições precárias de sobrevivência justamente no momento em que Belo Horizonte enfrenta uma forte onda de baixas temperaturas.

Bloco Autônomo Nós Por Nós: uma unidade necessária em torno das lutas urgentes!


A FTA compartilha a apresentação e o manifesto fundacional da iniciativa que está construindo junto a outros coletivos e movimentos que se chama Bloco Autônomo Nós Por Nós. Se liga:

Apresentação do Bloco Autônomo Nós por Nós

No fim de maio de 2016, indivíduos, estudantes, movimentos, organizações populares e outros coletivos começaram a se reunir em Belo Horizonte com a ideia de consolidar uma unidade em torno de opiniões em comum que pudesse realizar, coletiva e ampliadamente, ações práticas para atuar nesse contexto adverso pelo qual passa o país.

O consenso geral dessas pessoas e movimentos é de que é necessário e urgente união e atuação coletiva contra os retrocessos e ataques que esse novo governo Temer tem realizado e está por realizar, mas que ao mesmo tempo não estávamos dispostas e dispostos a nos situarmos no campo (pró)petista que pede a volta da Dilma como uma opção para combater esses retrocessos.

Participação no Encontro Saúde e Moradia do MLB Minas Gerais

Neste sábado tivemos a oportunidade de participar do Encontro Saúde e Moradia do MLB, que reuniu várias ocupações urbanas de BH e região discutindo saúde, prevenção e atendimento para o povo das ocupações. Foi muito produtivo e consideramos ser mais um passo da luta por moradia e comunitária de BH e região na defesa, garantia e conquista de nossos direitos!

Agradecemos ao convite do MLB e as ocupações que fizeram um excelente debate e ótimos encaminhamentos.

A luta é uma só! Viva as ocupações urbanas! Saúde pública, gratuita e de qualidade, pra todo mundo mas principalmente para o povo das ocupações, é um direito nosso e dever do governo!






domingo, 22 de maio de 2016

O feminismo é necessário e urgente!



O feminismo é necessário, essencial, é urgente! É pela vida das mulheres! Não podemos aceitar que ele seja relativizado ou deturpado. Chamar um estuprador para discutir a educação no ministério da educação no mesmo dia em que ficamos sabendo do caso da mulher que foi estuprada, filmada, fotografada por 30 homens que divulgaram essas imagens DEIXA MAIS DO QUE EVIDENTE que vivemos SIM em UMA sociedade MISÓGINA, MACHISTA e VIOLENTA. Que EXISTE SIM a cultura do estupro. Que o feminismo, a luta radical das mulheres por EXISTÊNCIA é URGENTE. Não deve nunca ser admissível que existe a possibilidade de que alguma de nós saia de casa com medo de ser estuprada, de nunca mais voltar. NUNCA!

Deve ser tarefa PRIMORDIAL para os movimentos, sobretudo os comunitários, no caso da FTA, trabalharem essas questões com a necessária importância em seus espaços de atuação e militância. Nos bairros, comunidades, quebradas, no trabalho, sindicato, movimento estudantil, nas escolas, nas fábricas, nos campos. Não deixar que a questão de gênero seja tocada apenas no campo do discurso. E também é fundamental que esses movimentos e locais de vivência sejam ambientes confortáveis e acolhedores às mulheres, não só nos momentos pós violência, mas também nos momentos anteriores!

Se não for por esse caminho, nossa militância, nossa luta e nossa revolução NÃO POSSUIRÃO VALOR DE LIBERTAÇÃO.

#NãoPassarão!
#FimDaViolenciaContraAMulher
#combaterAMisoginia
#ÉPelaVidaDasMulheres
#ÉPelaNossaVida!!!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Moção de apoio à Ocupação Tina Martins: Despejo NÃO! É pela vida as mulheres!

A FTA - Frente Terra e Autonomia manifesta solidariedade à ocupação Tina Martins, situada na região central de Belo Horizonte, ocupada há 42 dias pelo Movimento Olga Benário.

A Tina Martins é uma ocupação de um prédio público federal abandonado há anos, realizada para reivindicar a efetivação dos serviços de atendimento a mulher em situação de violência e a construção da Casa de referência a mulher em BH, e está com ameaça de despejo por parte da Polícia Federal.

Replicamos o chamado da ocupação em sua página do facebook (https://www.fb.com/Ocupacaotinamartins), nos somamos à rede de solidariedade e reforçamos nosso posicionamento à favor de ocupações de imóveis ociosos e abandonados (de prédios a terras, de latifúndios a lotes), bem como da luta das mulheres, contra a violência e pelo devido amparo à mulher em situação de violência.

#OcupacaoTinaMartins
#DespejoNao
#ÉPelaVidaDasMulheres

Segue nota da Ocupação:

terça-feira, 12 de abril de 2016

Realizada roda de conversa entre ocupações Guarani-Kaiowá e Vila Esperança do Calafate

A FTA realizou neste domingo uma roda de conversa entre as ocupações Guarani Kaiowá e Vila Esperança do Calafate, na própria Ocupação Guarani-Kaiowá.

A roda de conversa foi muito produtiva, estreitou os laços entre as comunidades que passaram a se conhecer um pouco melhor e apontou para uma união mais forte daqui em diante.

A roda concluiu que as lutas são iguais, as histórias são as mesmas e a solução também é comum: organização, luta e união.

Esse é um modesto mas importante passo; ainda temos muito chão pela frente para ser caminhado, muito trabalho para ser feito e muito mais mobilizações e atividades como essa, que miram para o fortalecimento de cada comunidade como também para a construção do poder popular.




sexta-feira, 8 de abril de 2016

Atividade: Luta por moradia, resistência ao despejo e organização de base nas ocupações



Neste próximo domingo a FTA puxará uma roda de conversa entre as ocupações Guarani-Kaiowá e Vila Esperança do Calafate com o tema: luta por moradia, resistência ao despejo e organização de base nas ocupações.

A roda acontecerá na própria Ocupação Guarani-Kaiowá, em Contagem, às 15 horas da tarde, em ocasião do Encontro Libertário Terra Preta, que está sendo realizado pela segunda vez na ocupação.