quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Secretaria de habitação de Contagem ocupada!


Contagem, 18 de novembro de 2014

Estamos neste momento junt@s com a Ocupação Guarani-Kaiowá ocupando a Secretaria Municipal Adjunta de Habitação, no Eldorado, Contagem, exigindo uma reunião imediata com o prefeito Carlin Moura para que possamos resolver a questão delicada das 150 familias que moram na ocupação.

A Ocupação Guarani-Kaiowá existe desde março de 2013 em um terreno que antes estava há décadas abandonado pela construtora Muschioni. São mais de um ano e meio de função social e vida que as 150 famílias dão ao terreno até então entregue às moscas da especulação imobiliária, algoz de milhares de pessoas pobres em todas as cidades do Brasil, sobretudo na região metropolitana de BH.

O fato é que, mesmo com essa situação, o Tribunal de (in)Justiça de Minas Gerais privilegiou a construtora, mostrando para quem está a serviço de fato, dando-lhe o direito de propriedade do terreno em detrimento do direito básico e constitucional de moradia dessas famílias. Mas se no jurídico a nossa luta sofreu duros golpes, na rua e na ação-direta nos mostramos fortes, resistentes e determinad@s!

Estamos, nesse contexto, exigindo do executivo do município, governado pelo prefeito Carlin, do PCdoB (base aliada do PT da presidenta Dilma), uma reunião para encontramos soluções dignas e justas para as famílias da ocupação Guarani-Kaiowá, que, junto a outras tantas familias, enfrentam esse conflito social muito expressivo que é o déficit habitacional. Enquanto o programa federal “Minha Casa, Minha Vida” definitivamente não atende as famílias com renda entre 0 e 3 salários mínimos, seguimos na corda bamba, à mercê da (in)justiça, correndo risco de amanhecer com um pontapé na porta de casa de um policial e um oficial de justiça. Queremos e precisamos de uma solução!

Não podemos aceitar essa situação. Não vamos aceitar o despejo, a palavra de ordem é resistir! A Guarani-Kaiowá se constrói como uma comunidade organizada, que respeita as áreas verdes, com ruas delimitadas junto a arquitetos e profissionais de urbanismo, com espaços comuns (praças, centro comunitário, palco etc.) construídos coletivamente, assembleias, reuniões de conselho, tem um apoio externo presente e solidário e não vai aceitar perder tudo isso para que o terreno volte a ser abandonado e se torne novamente um mero recurso financeiro nas mãos de uma construtora milionária!

Pela moradia, contra o despejo! Venha à Secretaria Municipal Adjunta de Habitação somar forças com a GK! Rua das Mangueiras, 209 – Bairro: Eldorado

#ResisteGK! #GKÉDeLuta! #DespejoZero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário