segunda-feira, 11 de agosto de 2014

FTA - Frente Terra e Autonomia

É na terra em que se erguem madeirites e alvenarias
que se planta e que se colhe Autogestão e Autonomia!

Todo o Brasil se aqueceu depois das grandes jornadas de junho de 2013, numa onda de inquietação social, revolta popular e mobilização. Desse contexto de mobilizações e articulações dos movimentos sociais de esquerda, coletivos e pessoas, nasceram situações e momentos que possibilitaram o surgimento de novas articulações, novas relações e iniciativas. Particularmente a orientação libertária de luta se reaqueceu em todo o Brasil, e mais precisamente em Belo Horizonte ela se aproximou da luta por moradia nas ocupações urbanas que existem na região metropolitana da capital.

Ainda no calor de 2013, com o Encontro Libertário Terra Preta na ocupação Guarani-Kaiowá, nasce uma articulação interessada no estudo de experiências e teoria da pedagogia libertária e na experimentação prática desse tipo de pedagogia. Da articulação desses indivíduos, de sua aproximação da luta de ocupações urbanas por moradia, da continuidade dos projetos desenvolvidos e da necessidade de uma articulação mais orgânica baseada em princípios comuns, inicia-se a organização da Frente Terra e Autonomia / FTA.

A FTA surge reivindicando sua breve bagagem de esforço de estudo e prática emancipatória a partir de iniciativas em torno do tema da pedagogia libertária, refletindo seu amadurecimento quando transversaliza sua orientação de atuação para a luta por moradia de um modo geral na ocupação, não apenas no nível pedagógico. Desse modo, a FTA se norteia por determinados princípios com determinados fins que são comuns àquel@s que a constroem. A FTA é uma frente de luta e defesa da moradia, de reforma urbana, com uma atuação comunitária não hierárquica que é aberta à participação e construção de suas atividades e tarefas a qualquer interessad@ que compartilhe dos princípios e dos objetivos, morador@s de ocupações e/ou bairros que atuamos ou apoiador@s extern@s.

A FTA compartilha alguns princípios em comum, como:

Ação-Direta
Anticapitalismo
Autodisciplina
Autonomia
Autogestão
Feminismo
Horizontalidade
Solidariedade e Apoio-mutuo

A partir destes princípios comuns, A FTA tem intenções de fortalecer os laços organizativos e solidários dentro das ocupações, comunidades, seus espaços deliberativos e orgânicos como assembleias, reuniões de conselho, estimulando assim a autodeterminação e auto-organização da comunidade, tendo em vista o avanço da luta local e da organização da comunidade nos diferentes períodos da luta por moradia (no momento de estabilidade, no momento de perigo de despejo, momento de mobilização de solidariedade com outras ocupações e/ou lutas sociais etc.) ou na sua luta específica local.

Nessa mesma pegada, a FTA pretende fortalecer a cultura e identidade própria das comunidades, estimulando e criando junto às comunidades atividades culturais que pautem os princípios de luta, de solidariedade, de autonomia, no sentido da ocupação se empoderar político-culturalmente.

Como também, a FTA tem intenção de pensar coletivamente e junto às comunidades e ocupações métodos, formas e possibilidades de estreitar tanto a comunicação interna quanto a comunicação da comunidade com as demais lutas e mobilizações sociais, políticas e culturais da cidade, uma vez que o sistema capitalista impõe o isolamento aos mais pobres e lutadores sociais nos âmbitos social, político e cultural.

Com esses objetivos, a FTA busca construir Poder Popular, que é nada mais que o fortalecimento e a união das lutas populares com base na solidariedade, ação-direta e autogestão, para fazer real uma força, um poder verdadeiramente transformador e que tenha genuinamente os traços e de nossos povos e de nossas organizações, para concretizar nossas conquistas e nosso avanço na luta cotidiana. Poder Popular para ruir com esse sistema de exploração, dominação, segregação. Poder Popular para o povo gerir sua própria vida!

A FTA está em construção e se faz aberta à participação de mais pessoas interessadas na sua luta e nos seus princípios! Participe, entre em contato.

www.facebook.com/FrenteTerraEAutonomia ou pelo e-mail frenteterraeautonomia[arroba]riseup.net

Lutar, Criar, Poder Popular!



Nenhum comentário:

Postar um comentário